É fundamental a visita de um profissional ao local de instalação. Por que cada projeto possui suas especificações. Dependendo do ambiente, os toldos podem assumir uma ampla variedade de formas e tamanhos, o que torna as opções de concepção ilimitada. Eles podem ser comprados em tamanhos padrões ou feitos sob medida para atender às suas necessidades e aplicação específicas. Atualmente os tipos de toldos residenciais mais encontrados no mercado são os toldos cortina, os toldos capota e os toldos articulados. Podemos encontrar também, os retráteis, que fecham de forma sanfonada, os embutidos, que também possuem braços articulados, mas ficam guardados em um box quando recolhidos . Como citamos acima, cada projeto possui suas especificações. Sendo assim, devemos analisar cada ambiente levando em consideração alguns pontos para não comprometer o bom funcionamento do produto. Por exemplo, os toldos Capota são mais recomendados na proteção de portas e janelas contra o sol, a chuva e o vento, pois são fixados em diversos pontos da parede, promovendo mais segurança. Os todos de Braços Articulados proporcionam charme e elegância, complementam o estilo das casas mais modernas criando novos ambientes e é muito eficaz na proteção contra o sol. Mas antes da instalação devem-se verificar as condições das estruturas de fixação.
• Antes de optar pelo tamanho e avanço do toldo certifique-se sobre a incidência do sol;
• Tenha cuidado na hora de direcionar o caimento da água, evitando locais de muita circulação;
• Os limites de medidas e instalações dos toldos devem ser respeitados, como por exemplo, os dos toldos enroláveis que possuem 10m de largura por 3m de avanço (braços articulados). Se quiser aumentar instale mais de um toldo, um ao lado do outro;
• Para limpeza, recomenda-se o uso de sabão neutro ou xampu apropriado com enxágue de água e para esfregar, utiliza-se uma vassoura de cerdas macias.
• Dependendo das limitações de cada pessoa, existem empresas especializadas neste tipo de atendimento.